FONLAD 2017



O Projecto Videolab, em parceria com Galeria Santa Clara, o Círculo de Artes Plásticas, a Casa da Esquina e o Teatrão, apresentam a 13ª edição do Festival Fonlad.
Na sua 13ª edição, o festival Fonlad recebeu mais de 450 propostas de filmes oriundos dos 5 continentes. Após a seleção final, o comissariado do festival escolheu uma lista de 45 filmes, metade dos quais haviam sido previamente apresentados no Museu da Água entre 2 e 11 de Junho.
Na sua programação para 2017, o Festival recebe a colaboradora e amiga, Francesca Fini (It), que apresentará o seu mais recente trabalho performativo ("Skin/Tones") com a colaboração de Jorgette Dumby, na Casa da Cultura, bem como o filme da sua autoria “Ofelia non Annega” no auditório do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC Sereia). Para além do trabalho de Francesca Fini, serão também apresentadas na Casa da Esquina, duas obras realizadas em residência artística: uma performance por Paula Lafuente (Es) e uma vídeo dança de Carla Forte (Ven).
Em continuada parceria, serão apresentadas na Galeria Santa Clara várias vídeo - instalações em diversos espaços da galeria, entre as quais se apresentará o trabalho de Simon Guiochet realizado em residência.
A encerrar o programa a direção do festival irá apresentar na Oficina Municipal do Teatro (OMT) numa co-produção com O Teatrão, “Momentum”, um evento com o objetivo de questionar a tradicional apresentação de uma sessão de videoarte, com várias outras intervenções a decorrer em simultâneo, entre as quais se referem performance, dança e outras, um conceito desenhado por Sérgio Gomes em parceria com diversos comissários de festivais internacionais. 

Inauguração, Galeria Santa Clara - 14 Julho
Vídeo de Krintina Paustin, Galeria Santa Clara - 14-22 Julho
Instalação de con.tatto, Galeria Santa Clara - 14-22 Julho
Inauguração de Simon Guiochet, Galeria Santa Clara - 20-22 Julho
Vídeo de Gaetano Mastrocinque, Galeria Santa Clara - 14-22 Julho
Performance de Francesca Fini, Casa da Cultura, 14 Julho
Conversa entre Francesca Fini e Carlos Antunes, CAPC, 15 Julho
Performance de Paula Lafuente, Casa da Esquina, 21 Julho
Vídeo de Carla Forte, Casa da Esquina, 21 Julho
"Momentum"-abertura, OMT, 22 Julho
"Momentum"- performance Videolab, OMT, 22 Julho
"Momentum"- dança com Ana Figueiredo, OMT, 22 Julho
Vídeo instalação de Natália de Mello, OMT, 22 Julho
Dança de encerramento com Maria do Mar, OMT, 22 Julho

No comments: